Criatividade...

Especialistas em criatividade sugerem...


Não pensar em nada faz falta. De vez em quando é preciso descansar a cabeça e deixar vaguear os pensamentos, sem os controlar. Esse tempo de tranquilidade e silêncio renovam a forma como vemos o mundo. Quando a poeira assenta no chão, novas imagens emergem.

Abertura e curiosidade são essenciais para «alimentar» a criatividade. Isto implica julgar menos, censurara menos, ser mais maleável, compreensivo e aberto a novas ideias. O que é novo é saudável. Um mundo fechado tem tendência a ficar pouco «oxigenado.


Treine a maleabilidade. Aprenda a pensar num problema sob vários ângulos, de várias formas, invertendo os pressupostos, variando as perspectivas. Do ponto de vista fisiológico, o cérebro é maleável, as suas funções não se restringem a áreas específicas. Cada área pode acumular várias funções. Por isso, treine-o e ele responderá mais rápida e acertadamente às questões que se lhe apresentarem.
Trabalhe em rede, sempre que possível. Hoje, cada vez mais se trabalha em equipa, estimulando a troca e a partilha de ideias. Ser criativo em conjunto é mais enriquecedor e produtivo do que pensar sozinho.


Durma sobre os assuntos. Para ser criativo é preciso pensar, estudar, elaborar o pensamento e deixar tudo em descanso ou «incubação». Mais tarde, as respostas diferentes chegam. A criatividade não cai do céu, trabalha-se.

Exercite a sua criatividade. Use a imaginação, a originalidade, a vontade de experimentar ideias novas, a capacidade de jogar imaginativamente com noções e combinações de ideias e de criar novas classificações e sistematizações que desafiam as convencionais.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37406&op=all  

0 comentários:

Postar um comentário