Se eu fosse cientista


As inscrições para o concurso do Ciência Hoje/Ciência Viva «Se eu fosse… cientista!» abriram na madrugada de hoje. A primeira equipa a inscrever-se – eram 10h27 – foi «Impulsos», da Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Dr. Mário Sacramento, de Aveiro.

Orientada por Sérgio Ramos, professor que no concurso anterior – «Faz Portugal Melhor!» – conseguiu levar os seus alunos a Nova Iorque (prémio para o primeiro lugar do Ensino Secundário), a equipa escolheu o cientista Egas Moniz como tema de trabalho.

«Se eu fosse… cientista!» é um concurso dirigido a alunos do ensino secundário. Estes deverão “vestir a pele” de um cientista (de qualquer país e época) e explicar o seu percurso e trabalho científico. Cada cientista não pode ser tratado por mais de três equipas, sendo por isso solicitadas duas personalidades como alternativa.

De lembrar que as equipas que escolherem um cientista português serão bonificadas com 15 pontos a atribuir na avaliação da primeira prova.

Como ferramenta útil, sugerimos a consulta do sítio «Ciência em Portugal – Personagens e Episódios», do Instituto Camões. Aqui, é possível aceder a uma lista com o nome e uma pequena biografia de cientistas portugueses ou que exerceram actividade em Portugal.

A «Carta de Adesão» ao concurso está disponível até 29 de Outubro. O regulamento pode ser consultado aqui.

Este é o terceiro concurso consecutivo lançado pelo «Ciência Hoje». O primeiro foi «Na Senda de Darwin» e o segundo «Faz Portugal Melhor!», ao qual concorreram inicialmente 704 equipas.

Até ao momento já se inscreveram para o «Se eu fosse… cientista!» três equipas. Além da já referida «Impulsos», há a «Mocidade Científica», que escolheu o cientista José Pinto Peixoto e a «Telescopia», que designou o Galileu Galilei para o seu trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário